segunda-feira, maio 23, 2011


Ingredientes Para Uma Receita Vencedora

0



Por Jim Lange


Se existe uma verdade evidente na vida, especialmente no mundo empresarial e profissional é esta: Coisas acontecem”. E sem qualquer razão aparente coisas que nós não conseguimos explicar:
. Uma venda importante que esperávamos concluir depois de despender esforço extraordinário, de repente não se realiza.
. Perdemos nosso principal cliente sem nenhum aviso prévio ou causa compreensível.
. Não recebemos a promoção que estávamos esperando ou a recebemos e ela não é aquilo que esperávamos.
. Um membro chave da equipe de repente pede demissão ou vai para a concorrência, depois de você termos investido tempo e dinheiro em seu treinamento.
Quando coisas assim acontecem, geralmente ficamos a imaginar: “O que eu fiz para merecer isso?, ou mesmo, Por que Deus fez isso comigo?”  Ás vezes, não  encontramos explicação satisfatória; outras, porém, recebemos resposta ao nosso “por que?” A história a seguir fornece ilustração maravilhosa: 

Uma menina estava dizendo à mãe como tudo em sua vida parecia dar errado: ela não estava indo bem em matemática; o namorado terminara com ela; e sua melhor amiga estava de mudança. Tudo parecia estar desmoronando. Enquanto a filha desfiava sua história dolorosa, a mãe fazia um bolo. Fazendo uma pausa, interrompeu-a para perguntar se ela gostaria de um lanchinho.

            A filha respondeu: De jeito nenhum, mãe. Você sabe que eu amo seu bolo!”

            Tudo bem, beba então um pouco de óleo de cozinha”, respondeu a mãe, empurrando a garrafa de óleo em direção à sua filha. Eca!”, disse a filha.

            “Você gostaria de alguns ovos crus?”, perguntou a mãe, segurando-os diante da jovem. “Não, mãe. Isso deve ser horroroso!”

            “Você gostaria de comer um pouco de farinha, então?” – indagou a mãe. Ou quem sabe um pouco de fermento?”

            Mamãe, por que você está me perguntando estas coisas? Tudo isso deve ter um gosto horrível!” 

A mãe respondeu: “Sim, todas essas coisas são ruins isoladamente. Porém, quando reunidas de forma correta, fazem um bolo maravilhosamente delicioso. E se você deixar de incluir um só ingrediente que seja, o resultado não será tão bom.”

Deus trabalha de forma semelhante”, prosseguiu a mãe. “Muitas vezes perguntamos por que Ele nos deixa passar por tempos tão difíceis e ruins. Mas Deus sabe que quando Ele junta todas essas coisas, em Sua onisciência e perfeita ordem, elas sempre resultam em algo para o nosso bem! Nós temos apenas que confiar Nele. Ao final, todas as coisas se combinarão para fazer algo maravilhoso!”

É por isso que a Bíblia nos faz esta promessa: “Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que O amam, dos que foram chamados de acordo com o Seu propósito” (Romanos 8.28).
Questões Para Reflexão ou Discussão

1) Você já se sentiu perplexo diante de dificuldades inesperadas, quando as coisas não aconteceram da maneira que esperava? Como você reage em momentos assim?

2) Quando coisas assim acontecem, você costuma perguntar, “O que eu fiz para merecer isto”, ou “Por que Deus permitiu que isso acontecesse?

3) Como você reage à metáfora do bolo – sozinhos os ingredientes não são apetitosos, mas juntos produzem um resultado saboroso e agradável? Você já vivenciou situação parecida no trabalho?

4) Como você interpreta a passagem bíblica em Romanos 8.28 mencionada? Acha que ela pode ser aplicada ao ambiente de trabalho atual?

Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas com o tema, sugerimos: Isaías 26.3; 40.31; 41.10; 55.8-11; Jeremias 29.11; Filipenses 4.19.  

0 comentários:

Postar um comentário